Solenidade de fundação da ALJG

Realizada no último dia 6, a solenidade de fundação da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes, ALJG, aconteceu na Câmara dos vereadores, em noite que entrou para a História do município. A cerimônia seguiu roteiro previamente preparado pela comissão executiva da Academia, primeiro, a formação da mesa, composta pelo Prefeito Elias Gomes, pelo Presidente da Câmara, Ricardo Valois, pelo presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), Alexandre Santos, pelo Presidente do Instituto Histórico de Jaboatão, Ivaldo Montarroios, além de outras personalidades da política e da literatura em Pernambuco. O Presidente da ALJG, Adriano Marcena, e o Vice, o acadêmico Natanael Lima Jr, também fizeram parte da mesa.

15

Adriano Marcena, Elias Gomes, Natanael Lima Jr e Ricardo Valois

O público de Jaboatão, em sua maioria amigos e familiares dos acadêmicos, prestigiou o evento

O público de Jaboatão, em sua maioria amigos e familiares dos acadêmicos, prestigiou o evento

Após a execução dos hinos do Brasil e do Jaboatão dos Guararapes, onde todos os presentes ficaram de pé, Adriano Marcena iniciou a solenidade dando as boas vindas a todos. A cerimônia continuou com a apresentação do Patrono da ALJG, o Frei Jaboatão, e em seguida cada um dos 16 acadêmicos presentes foi devidamente apresentado ao público. Os imortais empossados na solenidade são considerados membros fundadores da Academia, uma vez que são os primeiros a ocupar o total de 40 cadeiras disponíveis para compor o grupo, de acordo com o seu Estatuto.

Acadêmicos durante a execução do hino de Jaboatão

Acadêmicos durante a execução do hino de Jaboatão

Acadêmicos atentos aos discursos durante a cerimônia de posse

Acadêmicos em seus lugares durante a cerimônia de posse

Câmara dos Vereadores lotada durante a solenidade de Fundação da ALJG

Câmara dos Vereadores lotada durante a solenidade de Fundação da ALJG

Os acadêmicos fizeram um juramento coletivo de posse, firmando o compromisso de impulsionar as letras, a literatura e a pesquisa, além de valorizar os escritores do município. O presidente da ALJG em seguida fez um belo discurso exaltando a importância do grupo, bem como de seus respectivos patronos, num apanhado geral sobre a relevância histórica de cada um, sobretudo, do Frei Jaboatão. Marcena destacou ainda os objetivos da Academia e exaltou a importância do evento para o município.

O Presidente da Câmara Ricardo Valois parabenizou os acadêmicos e colocou o espaço em que a solenidade ocorreu à disposição para a ALJG, uma vez que a Academia ainda não possui sede própria. O Prefeito Elias Gomes destacou a importância da ALJG para o município, especialmente por preencher um “vazio inexplicável” numa cidade de tradição literária. Alexandre Santos (UBE) destacou a importância do Frei Jaboatão como patrono da Academia e parabenizou os acadêmicos pela escolha. Para finalizar a cerimônia de posse, cada um dos empossados recebeu o diploma de acadêmico membro fundador, diante dos aplausos do público que prestigiou o evento, sem dúvida, numa noite histórica.

O Presidente da ALJG entrega o diploma ao acadêmico e vice Natanael Lima Jr

O Presidente da ALJG entrega o diploma ao acadêmico e vice Natanael Lima Jr

O prefeito Elias Gomes entrega o diploma ao acadêmico Anderson Paes Barretto

O prefeito Elias Gomes entrega o diploma ao acadêmico Anderson Paes Barretto

Acima: Isaac Luna, James Davson, Laís Ribeiro, Doralice Santana, Eulina Monteiro, Anderson Paes Barretto, Adriano Marcena, Frederico Spencer. Abaixo: Paulo Rocha, Almésio Nascimento, Honorina Carneiro, Nildo Barbosa, Natanael Lima Jr, Lenemar Santos, Abigail Souza, Valque Santos.

Foto oficial dos acadêmicos da ALJG. Acima: Isaac Luna, James Davson, Laís Ribeiro, Doralice Santana, Eulina Monteiro, Anderson Paes Barretto, Adriano Marcena, Frederico Spencer. Abaixo: Paulo Rocha, Almésio Nascimento, Honorina Carneiro, Nildo Barbosa, Natanael Lima Jr, Lenemar Santos, Abigail Souza, Valque Santos.

Texto de Anderson Paes Barretto. Fotos de Eduardo Gomes.

4 comentários

    1. Agtadecemos muito sua atenção. Abç em nome de todos os membros da ALJG.

      Natanael Lima Jr – Vice-Presidente da ALJG

Deixe um comentário